Quais os desafios da construção sustentável?

Quais os desafios da construção sustentável?

Descrição

Você ou sua empresa já pensaram nisso? Acredite, a sustentabilidade está ao alcance de todos!

 

Por Tairi T. Gomes – Biólogo, economista com especialização em Gestão da Sustentabilidade

A construção sustentável é um desafio possível e rentável. Esse é um conceito que melhora nos processos integrados de construção, minimizando custos adicionais, reduzindo os impactos ambientais, projetando assim uma forma de sustentabilidade.

Nos países mais desenvolvidos, a concepção de edifícios sustentáveis é uma realidade e visto por construtores e consumidores como um investimento e como redução de custos operacionais a longo prazo.

A construção civil está entre as atividades que mais provocam impactos no meio ambiente. Ela produz cerca de 50% dos resíduos sólidos, e é o setor com atividades humanas que mais utiliza energia de forma intensiva, o que gera elevado consumo dos recursos naturais.

Nesse sentido, já há no Brasil um movimento de conscientização da sustentabilidade nas construções por parte de profissionais de arquitetura, engenharia, investidores e proprietários de imóveis. Existem grandes empreendimentos executados e outros em fase de obra e projeto, mas ainda é uma parcela bem pequena, se comparado com outros países.

 construção sustentável é uma forma de se construir amenizando os impactos ao meio ambiente, e procura durante todo o seu processo e, também na pós-construção, reduzir resíduos e utilizar com eficiência os materiais e bens naturais, como a água e energia.

O planejamento de qualquer construção deve ser estratégico desde a concepção do projeto, a qual precisa levar em conta algumas particularidades.  Por exemplo, nos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem ser considerados todos os aspectos ambientais, a fim de que estes passem a ser categorizados como projetos ecoeficientes e inteligentes. Assim, devem ser projetados considerando vários aspectos direcionados sempre a mitigar o impacto ambiental.

Como uma construção sustentável deve ser feita?

Para que uma construção seja sustentável, alguns parâmetros devem ser atendidos, como, por exemplo:

  • Uso racional dos materiais;
  • Gestão e economia da água;
  • Gestão de resíduos;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Eficiência energética;
  • Uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente;
  • Manutenção da permeabilidade natural dos terrenos;
  • Compras verdes na comunidade do entorno;
  • Ecopaisagismo.

Dessa forma, são considerados de alto valor agregado materiais reciclados e recicláveis como tijolos, madeira e outros entulhos provenientes de demolição; o não uso de materiais agressivos, como amianto e chumbo; e a opção por materiais de boa durabilidade.

Além deles, uma construção sustentável pode apresentar em seu projeto, elementos como sistema fotovoltaico e de aquecimento solar; captação e uso da água da chuva; telhado verde; adaptação à topografia local e estética inteligente, para utilizar a iluminação natural durante o dia e aproveitamento futuro dessa energia.

A construção sustentável não diz respeito somente às residências

Quando pensamos em construção sustentável o que nos vêm à mente são residências ou prédios. Mas não são somente eles que podem ser construídos com sustentabilidade.  Condomínios e loteamentos, sejam residenciais, comerciais e industriais também podem e devem ser feitos com sustentabilidade.

Condomínios e loteamentos sustentáveis são uma tendência e pesquisas de mercado mostram que apresentam muitas vantagens sobre aqueles que não são construídos com esse conceito.

Essas vantagens se traduzem em melhor preço de mercado e procura maior por parte de consumidores conscientes, empresas proativas e àquelas engajadas nos modelos modernos de empresas verdes.

Além dos parâmetros relacionados à resíduos, água, energia e materiais, esses empreendimentos podem incorporar áreas verdes, ecopaisagismo, pontos para carros elétricos, locais para bicicletário e hortas, que são bem vistas pelos consumidores, melhoram a qualidade de vida para a população interna e do entorno, além de preservar o meio ambiente

A Pró Ambiente trabalha para que a sustentabilidade esteja ao alcance de todos, desde para uma residência até a um grande empreendimento imobiliário. A Consultoria Ambiental desenvolve projetos próprios para cada uma dessas situações, todos voltados à realidade socioeconômica brasileira e factíveis de serem implantados.

Estamos a sua espera!

 

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×