Qual a nossa relação com a fauna silvestre urbana?

Qual a nossa relação com a fauna silvestre urbana?

Descrição

Entenda os conflitos e soluções da presença na cidade de animais domésticos, silvestres e sinantrópicos, e, principalmente, como a sua empresa tem corresponsabilidade nesse manejo e atuação segura, a fim de evitar situações de conflito.

 

O que é Fauna Urbana? São animais presentes nas cidades, constituída por animais domésticos, silvestres e sinantrópicos (estes últimos considerados pragas).

 

“Essa fauna é composta por espécies de aves, répteis, anfíbios, mamíferos e artrópodes, que se abrigam nos nossos jardins, praças, áreas florestadas, parques, hortas, lagos, rios e, até, nas construções humanas”, explica Maria de Fátima Tonon, bióloga e sócia-diretora da Consultoria Ambiental, Pró Ambiente Campinas.

 

A presença de fauna silvestre nos centros urbanos traz vários benefícios, como por exemplo, a polinização de plantas e dispersão de frutos e a, consequente, melhora na qualidade de vida da população. Porém, com o aumento da retirada da vegetação natural, muitas espécies silvestres estão vindo para as cidades, onde não é seu habitat natural, mas encontram aí abrigo e alimento disponível para se estabelecer.

Além disso, nos últimos anos, a presença de áreas florestadas obrigatórias em loteamentos e condomínios residenciais, comerciais e industriais contribuiu para o significativo aumento da fauna silvestre nas cidades.

 

“Como os ambientes urbanos exercem forte impacto sobre os ecossistemas onde estão inseridos e, consequentemente, sobre os animais, essa presença crescente da fauna silvestre tem gerado conflitos entre homens e animais, sendo os maiores deles causados por invasão de residências, de indústrias e de comércios, atropelamentos, caça e tráfico”, sinaliza a especialista em manejo ambiental.

 

A bióloga Fátima Tonon destaca que, considerando obviamente a impossibilidade de extinguir os animais silvestres do espaço urbano, é necessário tomar medidas para evitar os conflitos acima relatados, os quais podem, inclusive, prejudicar o valor e a sustentabilidade do empreendimento.

A proteção à fauna está prevista na em lei federal 5.197 de 1967, chamada Código de Fauna, que prevê logo no seu artigo 1º|: “ Os animais de quaisquer espécies em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.

Assim, os animais silvestres são protegidos exigindo de cada um de nós a responsabilidade pela sua preservação. Para isso, a Pró Ambiente atua em várias inciativas, com serviços especializados:

 

•  Implantação de programas de conscientização de educação ambiental para condomínios, loteamentos, indústrias e comércios, com o intuito de estabelecer protocolos corretos, visando o favorecimento de alimentação e locais de abrigo para as espécies.

•  Resgate e realocação adequada de animais silvestres que adentrem indústrias e comércios, comprometendo a produção.

•  Elaboração e implantação de plano de contingência de fauna silvestre em casos de acidentes ambientais, com resgate, tratamento e realocação adequados;

•  Elaboração de projetos de revegetação de áreas com espécies nativas atrativas de fauna e implantação dessas áreas com plantio de mudas, o que garante abrigo e alimento para os animais silvestres nas áreas verdes, sem a necessidade de eles virem para as áreas urbanizadas.

•  Elaboração e acompanhamento da implantação de passagens de fauna inferiores ou aéreas em rede viária, minimizando os atropelamentos.

•  Elaboração e execução de planos de monitoramento de fauna silvestre, tais como manejo de capivaras, por meio de reconhecimento e contagem da população, proposição de manejo ambiental adequado, localização contagem e controle de áreas de infestação de carrapatos.

•  Estudos para implantação de corredores de vegetação, visando a conectividade de fragmentos florestais para o deslocamento da fauna.

 

Qual a nossa relação com a fauna silvestre urbana?

 

A equipe da Pró-Ambiente Campinas é formada por biólogos com larga experiência na área florestal. A Consultoria tem 20 anos de experiência na área, com atendimento em 194 municípios do estado de São Paulo, em 12 estados do Brasil, contemplando em sua carteira mais de 1.200 estudos aprovados nos órgãos ambientais.

Faça um diagnóstico para implementação do manejo de fauna para a sua empresa, construção ou residência e ganhe sustentabilidade e valor agregado. Conheça também sobre licenças e estudos para o seu negócio: www.proambientecampinas.com.br

 

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×