Seca severa e falta de água, será que teremos uma nova crise hidríca?

Seca severa e falta de água, será que teremos uma nova crise hidríca?

Descrição

Seca severa e falta de água!

Entenda por que está chovendo menos no Brasil e se há risco de nova crise hídrica em SP!

 

As chuvas de verão são importantes para garantir a recarga dos mananciais e, assim, haver água suficiente para atravessar os meses mais secos do ano. Por isso é preocupante que tenha chovido pouco nos primeiros meses de 2021. 

Com a chegada do período de estiagem na maior parte do país, os reservatórios de água que concentram algumas das principais hidrelétricas sofrem esvaziamento, o que torna a produção energética mais difícil e cara. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos.

De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil:

• O desmatamento da Amazônia

• O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis

• O fenômeno natural La Niña.

Sim, o desmatamento da Amazônia é uma das causas para chover menos na região central do Brasil, inclusive no estado de São Paulo. Esses ventos que muitas vezes trazem chuva para São Paulo vêm da região equatorial do Oceano Atlântico e são chamados de ventos alísios. Eles trazem a umidade do oceano no sentido leste a oeste e, chegando na Amazônia, essa umidade se precipita em forma de chuva. Essa chuva hidrata o solo e é absorvida pelas raízes mais profundas das grandes árvores, que são essenciais nesse processo.

 

As árvores drenam a umidade e por meio da transpiração, devolvem a umidade para o ar, de forma que o ciclo de umidade e chuva vai se repetindo levada pelos ventos, porém, com cada vez menos árvores na Amazônia, há cada vez menos umidade para os ventos “transportarem” e cada vez menos chuva no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

O déficit de chuvas atual já é considerado severo, segundo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), que representa o comitê de órgãos do governo federal. Esse cenário de estiagem permanece a até o segundo semestre do ano que vem, de acordo com o especialista.
[ Fonte: g1.globo.com ]

 

Diante da gravidade dos impactos que uma seca pode ocasionar, é indispensável que sejam tomadas algumas ações e soluções sustentáveis para mitigar esses efeitos. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se tornar sustentável!

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×