Você tem fauna silvestre no entorno da sua empresa?

Você tem fauna silvestre no entorno da sua empresa?

Descrição

Se sim, é muito importante o diagnóstico dessa fauna. Entenda o porquê!

 

Imagine que ocorra um acidente na sua empresa e que essas áreas sejam afetadas. De acordo com a legislação ambiental em vigor, qualquer problema ocasionado sobre essa fauna e flora será de responsabilidade da empresa causadora do dano.

 

A proteção à fauna é dada por leis federais e estaduais, como por exemplo a lei de crimes ambientais, assim, para evitar sansões administrativas e penais em caso de acidentes, faça o inventário da fauna da sua empresa.

“As empresas de um modo geral que estejam inseridas em locais cujo entorno tenha áreas naturais como florestas, manguezais, rios, entre outras, devem se preocupar muito em entender essa vizinhança para o seu próprio bem”, alerta a bióloga e sócia-diretora da Consultoria Ambiental, Pró Ambiente Campinas, Maria de Fátima Tonon.

Em caso de qualquer tipo de acidente, a empresa sem diagnóstico de fauna prévio poderá receber desde sanções administrativas, como advertência, multa, embargo e suspensão de obra ou atividade, até sansões legais com abertura de inquérito civil e processo judicial. E isso pode custar muito caro, além de prejudicar a imagem da empresa.

Mas como se pode calcular esse dano? “Como qualquer dano, para sua mensuração é necessário que se saiba como o local era antes e depois dele.”, explica a bióloga da Pró Ambiente Campinas.

No caso da fauna, há necessidade de conhecer qual fauna estava presente antes do dano e qual foi efetivamente o impacto sobre ela. E para isso, é extremamente importante diagnosticar como encontrava-se no local impactado, por meio de estudos sobre essa fauna. Na maioria das vezes, esses estudos não existem a priori.

Evite multas, desgaste da imagem de sua empresa e demais perdas, faça o diagnóstico de fauna. Para isso, entenda melhor como acontece esse trabalho:

Realizado por equipe técnica especializada, composta por biólogos e outros profissionais, com amplo conhecimento da fauna silvestre brasileira. Além disso, se faz necessária a utilização de equipamentos e materiais específicos para cada tipo de fauna a ser monitorada;

As campanhas para o levantamento de dados devem perdurar alguns dias e considerar relativa periodicidade, sendo ao menos anual, dependendo do tipo de ambiente e empreendimento;

Apresenta relatórios de resultados, compondo uma base de dados que possa ser utilizada sempre que necessário.

A Pró Ambiente Campinas realiza diagnósticos de fauna em todo o estado de São Paulo e em mais 12 estados da federação, além de treinamentos realizados para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e CETESB.

Consulte-nos para mais informações: Contato aqui ou via WhatsApp

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×