A importância e obrigatoriedade do inventário de carbono para empresas

A importância e obrigatoriedade do inventário de carbono para empresas

Descrição

INVENTÁRIO DE CARBONO TRAZ COMPETITIVIDADE À SUA EMPRESA

Os benefícios vão desde a conquista de marketing ambiental positivo até a redução de custos relacionados às etapas de seu processo e cadeia produtiva. A obrigatoriedade do inventário, para todos os setores, já é uma realidade.

Saiba como gerar oportunidades para sua empresa a partir disso!

Por Tairi T Gomes – Biólogo, economista com especialização em Gestão da Sustentabilidade.

O inventário de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa é a forma de quantificar as fontes de emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) de uma empresa, evento, processo, unidade, produto, país, atividade ou área, que pode estar baseada em procedimentos e práticas recomendadas por protocolos (GHG Protocol) e normas (ISO 14064).

Assim, além de ter de cumprir por força de lei tal determinação, a empresa pode se beneficiar do marketing ambiental positivo. Dessa forma, a empresa ganha ao realizar o melhor planejamento para elaboração do inventário, tanto na redução de custos, relacionados às etapas de seu processo e cadeia produtiva, como por meio de programas e práticas de compensação ambiental e crédito de carbono, tais como recomposição de vegetação e proteção de áreas verdes.   

Hoje o mundo está se voltando para uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) ou baixa emissão de carbono, e as empresas que saem na frente com o desenvolvimento de soluções sustentáveis, ganham vantagens competitivas e de negociação.

A demanda da sociedade por produtos e serviços ambientalmente responsáveis tem feito com que um grupo cada vez maior de companhias se empenhe em adotar práticas que garantam a sua sustentabilidade.

Todo o planeta está preocupado com as mudanças climáticas que trazem grandes problemas ambientais e econômicos. Líderes mundiais estão reunidos continuamente para propor soluções a fim de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, os principais causadores dessas alterações.

Uma das estratégias adotadas, atualmente, é a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), ferramenta da Gestão Ambiental voltada para a medição e gerenciamento dessas emissões, um dos meios pelos quais uma corporação pode contribuir para o combate às mudanças climáticas.

Imagem de Pró-Ambiente

A elaboração do inventário de emissões é fundamental para as empresas e outras instituições compreenderem o perfil de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o volume responsivo de suas atividades.

Essas toneladas de carbono jogadas na atmosfera deverão ser neutralizadas, sendo revertidas em compra de créditos de carbono ou em um total de números de árvores a serem plantadas. Além da neutralização, a elaboração desses inventários também coloca em prática medidas para redução efetiva das emissões de GEE, a partir de metas, ainda não obrigatórias.

Um inventário pode ir muito além da conformidade legal e gerar oportunidades: inovação; aumento da competitividade; melhoria da reputação e eficiência; redução de custos operacionais; alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade e gestão ambiental, por meio da identificação de fontes de emissão e estabelecimento de diretrizes e ações de redução.

A obrigatoriedade do inventário para todos os setores já é uma realidade. Hoje, no Brasil, legislações estaduais exigem a elaboração e divulgação do inventário de emissões de GEEs, por exemplo, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, através de resoluções estaduais.

Dessa forma, a realização do inventário de carbono é de extrema importância para empresas e instituições, a fim de que estas se tornem cientes do impacto, a partir de suas atividades, ao meio ambiente e, mais diretamente, à comunidade na qual estão inseridas.

Importante: um inventário de carbono não significa gasto, mas, sim, investimento para melhorar a sua empresa em questões econômicas, ecológicas e políticas.

A Pró Ambiente realiza inventários de carbono desde 2013 para empresas e órgãos públicos, indicando a melhor forma de neutralização. Descubra a sua melhor estratégia.

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×