Condomínios e loteamentos sustentáveis: uma realidade possível!

Condomínios e loteamentos sustentáveis: uma realidade possível!

Descrição

“De acordo com a Revista EXAME projetos sustentáveis possuem um valor de venda e de aluguel, respectivamente, de 12% e 5% superior a edifícios convencionais.”

Por Tairi T. Gomes – Biólogo, economista com especialização em Gestão da Sustentabilidade.

A mudança do paradigma das habitações para projetos que primam pela sustentabilidade, com qualidade de vida e segurança, é uma realidade simples e possível! Já se pode perceber por simples anúncios de empreendimentos comerciais, manchetes de revistas especializadas e reportagens de grande repercussão que a sociedade está atenta à essa mudança de propósito.

Hoje visualiza-se todo esse contexto dos empreendimentos e seus impactos de maneira mais ampla, gerando, assim, possibilidades de adaptações para diminuição do aquecimento global, redução do desperdício de recursos naturais, entre outras preocupações ambientais mais abrangentes.

A sustentabilidade não é uma moda, e sim, uma realidade, com demanda ativa de mercado e crescente conscientização das pessoas a respeito de como nossa ação afeta o futuro. Pesquisa da Target / Group Index revela novos dados sobre o perfil do consumidor. O estudo global afirma que 69% dos brasileiros aceitariam pagar mais por um produto ambientalmente amigável.

Na construção civil, a sustentabilidade é um tema cada vez mais indispensável em um mundo com esse novo normal. Construções sustentáveis se tornam um farol de possibilidades não só para residências, mas também para condomínios e loteamentos.

Do que se trata um condomínio ou loteamento sustentável?

Esses empreendimentos sustentáveis procuram minimizar o impacto no meio ambiente e, para alcançar esse objetivo, alguns cuidados são tomados a fim de mitigar o desperdício de recursos naturais, a poluição do ar e das águas e tudo mais que possa provocar desequilíbrios ambientais e sociais.

Ser sustentável significa, antes de tudo, atender às necessidades locais relativas às particularidades de clima, materiais e cultura local, tudo isso à serviço de soluções ambientais.

 Projetados para provocar menor impacto à natureza, condomínios e loteamentos sustentáveis se destacam como solução em moradia. Essa modalidade de empreendimento opera com menores custos, tanto ambientais quanto econômicos, pois gerencia seus recursos, privilegia o uso de energia limpa e reconhece o espaço como uma alternativa de convivência entre os moradores e a natureza.

O que são ideias sustentáveis nesses empreendimentos?

São novas ideias, conceitos, produtos e sistemas que vêm para acelerar a mudança ecológica, como a escolha do local, adequação dos projetos urbanísticos, construção ambientalmente consciente de áreas comuns e cuidados, acima da média, com a mata nativa e animais silvestres que ali convivem, adotando várias práticas para integrar os moradores com o meio ambiente:

  • Projeto urbano levando em consideração as qualidades e restrições do espaço;
  • Projetos bioclimáticos dos prédios e construções comuns;
  • Iluminação pública com maior utilização de energia limpa;
  • Captação e condução adequada de águas de chuva, evitando processos erosivos e comprometimentos das bacias hidrográficas;
  • Descarte correto de resíduos e efluentes, em locais licenciados;
  • Reaproveitamento de água da chuva;
  • Ecopaisagismo com plantas nativas e perenes;
  • Formações de corredores de vegetação para mobilidade da fauna;
  • Reutilização de materiais nas obras;
  • Utilização de materiais reciclados e recicláveis;
  • Aproveitamento de espaços comuns para trilhas, hortas, meliponários de abelhas nativas, entre outros.

Além desse enorme ganho ambiental, por que desenvolver projetos com sustentabilidade?

Existem outras razões para implantar esses projetos, que são as novas oportunidades e valorização dos negócios.

De acordo com a Revista EXAME projetos sustentáveis possuem um valor de venda e de aluguel, respectivamente, de 12% e 5% superior a edifícios convencionais. (Estudo elaborado em 2011 pela Western Sydney University (“Building Better Returns: A study of the Financial Performance of Green Buildings in Australia) – NUDEL, M. (2018).  – https://blogdaliga.com.br/quanto-custa-a-sustentabilidade-de-uma-edificacao)

Muitos projetos sustentáveis para condomínios e loteamentos foram e estão sendo implantados com enorme sucesso. O seu não pode ficar de fora!

 A Pró-Ambiente trabalha há 20 anos desenvolvendo projetos sustentáveis. Agende uma conversa conosco e agregue valor ao seu empreendimento.

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×