Você já ouviu falar dos benefícios do resgate de flora?

Você já ouviu falar dos benefícios do resgate de flora?

Descrição

Entenda quando o resgate de flora se torna importante!

Por Maria de Fátima Tonon, bióloga e sócia-diretora da Consultoria Ambiental, Pró Ambiente Campinas.

Quais os benefícios do resgate de flora?

A coleta de mudas de diferentes indivíduos da espécie e também a coleta de sementes preservam a diversidade genética local. Além disso, as mudas podem ainda ser replantadas nos locais destinados à compensação ambiental do empreendimento, o que diminui os custos com a aquisição delas em viveiros.

A implantação de qualquer empreendimento que envolva a supressão de vegetação nativa está condicionada, além da compensação ambiental, à proteção de espécimes importantes, por meio do resgate de flora, na área a ser afetada, sendo esta umas das exigências dos órgãos reguladores.

Esse tipo de resgate envolve a remoção de espécimes vegetais nativas do local da supressão e, posterior, replantio em área com condições ecológicas semelhantes.

O programa de salvamento da flora tem como objetivo mitigar os impactos ambientais provenientes dos efeitos dos empreendimentos em relação a flora nativa, salvaguardando o patrimônio genético dos espécimes vegetais da região afetada. Vale destacar a necessidade de compromisso do empreendedor com “o todo”, assim, todas as ações de sustentabilidade adotadas pela empresa serão sempre incorporadas à sua imagem institucional perante o seu consumidor, revelando um alto valor agregado e de compromisso social.

Nesse processo de resgate de flora, também será de responsabilidade da empresa destinar o material salvo às áreas de preservação adjacentes, bem como o disponibilizar para reprodução em viveiros credenciados e instituições mantenedoras de germoplasma (banco de germoplasma), além de contribuir com material botânico para depósito em coleções de museus e universidades da região.

Os indivíduos coletados variam muito em porte e local da coleta, podendo ser desde indivíduos muito pequenos até bromélias e orquídeas, as quais se desenvolvem sobre a copa de árvores. Várias ferramentas e maquinários podem estar envolvidos, desde pequenas pás até material de escalada e pequenos tratores.

Assim, para cada grupo existe uma metodologia apropriada de remoção, o que requer uma equipe bem treinada para isso. A Pró Ambiente desenvolve resgate de flora em diversos empreendimentos imobiliários, com uma equipe de biólogos especializados. Agende um bate-papo com a gente e entenda mais sobre resgate de flora!

WhatsApp Pró-Ambiente
Pró-Ambiente www.proambientebrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×